segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alvalade/Porto Covo/Alvalade


Era chegado o fim-de-semana mais empolgante deste mês, íamos até Alvalade.
E decidimos ir no Sábado e pelas 15h30m já estávamos de saída, saia-mos com tempo suficiente para ir nas calmas e sem Stress. Passadas umas horas estava-mos em Alvalade e fomos logo direitos ao secretariado levantar os dorsais, ainda com pouco movimento, foi rápido e eficiente, perguntámos a um dos organizadores a onde era as dormidas e ele nos diz que era naquele pavilhão, mas só por volta das 00h00m é que era disponibilizado para nós montarmos as coisas para dormir, e que às 6h30m tínhamos que nos levantar, ficámos os dois a olhar um para o outro, resolvemos ir dar um passeio pela vila pacata até que me lembrei de ligar para o nosso amigo Pedro, que me diz que estava na Ilha do Pessegueiro e convidou-nos para lá ir ter, não pensámos duas vezes e seguimos em direcção à Ilha do Pessegueiro mais propriamente ao Parque de Campismo.
Com esta opção sempre nos deitávamos mais cedo. Chegados ao parque tivemos logo a companhia do nosso amigo que nos levaria até junto das outras tendas e num abrir e fechar de olhos montámos a nossa eheheh, modernices.


De seguida fomos ter com o resto do grupo que já estava no restaurante, onde se encontrava o nosso amigo Bispo com a sua família, e alguns amigos, chegava a hora de ir dormir e com o som do mar como som de fundo estávamos no paraíso.
Era chegado o domingo e saia-mos cedo do parque com destino a Alvalade, chegados de novo ao destino já havia muita gente parecia que a vila de repente tinha virado uma cidade movimentada.

A Sandra estava um pouco apreensiva, pois ia enfrentar uma distância nada pouco habitual, nunca tinha passado dos 85km e iria enfrentar 120km, e nunca tínhamos treinado longas distâncias e para complicar havia melhoria do tempo pois ia aquecer bem, era mais uma dificuldade acrescida mas nada a fazia mover daquele pensamento, se estava ali era para fazer do princípio ao fim.

Eram 9h00 dava-se início à maratona, mas antes encontrara-mos o nosso amigo Orlando à partida e durante pouco tempo rolámos juntos, pois no meio daquela confusão perdíamo-nos facilmente, entrados nos trilhos dava ainda para continuar a rolar até que aparecia a primeira dificuldade para alguns, parava tudo ali, encontrámos duas cara conhecidas e amigas a Teresa e a Rita (Catita),



que estavam paradas à espera de poder passar, cumprimentos, o pessoal estava todo bem e lá seguíamos nós a bom ritmo o percurso não era muito sinuoso, até era bastante rolante, as subidas eram enfrentadas nas calmas, até que passados alguns quilómetros era chegado o famoso abastecimento das famosas sandes de carne assada, a dar apoio estava um enorme camião, mas nós seguíamos a bom ritmo não tínhamos fome e estávamos bem.



Era chegada a parte mais linda do percurso entrávamos nós na amazónia com um single lindo de continuar assim até ao fim, aquele arvoredo todo, as plantas bem fechadas tornavam o aspecto numa amazónia autêntica, saídos dali voltava-se de novo a entrar nos estradões em direcção a Porto Covo e eu como sempre a tirar uma fotos para a reportagem não reparei que a dado momento começámos a descer e nem me apercebi, até que já era tarde demais com uma mão no guiador a outra a segurar a máquina fotográfica entrei num bocado de areia que fez com que a bike se espantasse e cá vai disto quando dei por mim já estava no chão, o guiador ficou paralelo com a roda e eu com os joelhos esfolados e com uma dores de cada vez que dobrava os joelhos, mas também não eram as dores que me iam fazer desistir.
Continuávamos desta vez com um ritmo mais calmo e chegávamos perto de Porto Covo, de novo um single junto ao mar, estava um espectáculo, um belo dia de praia e nós ali a curtir o todo terreno eheheh, era chegada a meta e muita gente a assistir e aplaudir, ali era a meta dos 70km e a continuação dos 120km, a arena estava bem montada mas algo confusa havia muita gente, nesse instante aparecia a Teresa e estivemos um pouco à conversa pois estávamos a repor as energias.
Estava na hora de partir, tínhamos o regresso para fazer e o calor apertava, seguimos os três por um bocado mas depois separámo-nos, eu e a Sandra continuávamos com um ritmo calmo e não sabia-mos o que iríamos apanhar pela frente, ao longo de alguns quilómetros rolámos praticamente os dois, até que num abastecimento ouvimos um barulho de uma corneta e era-nos familiar eram os nossos amigos, Pedro e o Bispo que tinham parado para beber uma bejeca, a partir dali rolámos sempre juntos até ao final, os últimos quilómetros foram algo cansativos pois rolava-se muito, o terreno estava muito duro e sempre com atenção para não cair dentro das valas.



Chegados ao final a Sandra nem queria acreditar que tinha conseguido chegar ao fim desta epopeia, tinha passado a barreira dos 80km e tinha chegado ao fim com 123km feitos, e um tempo total de 8h21m, parabéns para ela.
No final um merecido banho e fomos almoçar com os amigos, para o ano estamos lá novamente.



Bons treinos

6 comentários:

  1. Parabéns à Sandra pelo passagem da barreira psicológica das distâncias com três dígitos. Este é o local ideal para fazer esse tipo de desafios, pois as subidas são poucas.
    Jorge, por vezes acontecem essas quedas aos fotógrafos. Ainda há dias me ia acontecido o mesmo numa volta calminha de passeio, apanhei um bocadinho de areia quando estava a enquadrar a foto e por sorte não fui ao chão.

    E o arroz, não falaram dos quilos de arroz de oferta... Ou este ano não houve?

    Até qq dia.
    Miguel

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel,

    É verdade desta vez espalhei-me ao comprido, bem pior ficou a máquina fotográfica que deixou de funcionar, lol lol.
    A Sandra portou-se muito bem, visto que a prova acaba por ser saturante pois andamos muito tempo na mesma posição.
    Arroz não falta, mas não me convidem para os casamentos, lol lol lol.

    Um abraço e mete na agenda para dia 12 de Setembro.

    ResponderEliminar
  3. Parabens aos dois!!! Aquela travessia estranha...hum..com a sorte que tenho ainda caia ao rio. LOL
    Beta

    ResponderEliminar
  4. Olá atletas
    Parabéns por essa grande aventura, principalmente para a Sandra pela capacidade de superar essa distancia tão grande!
    Espero que ela recupere depressa para voltar aos Trails, também temos de 100km para cima!!!!
    Jorge não te esqueças de descansar muito esta semana que te espera uma Boa Epopeia no fim de semana!!
    Beijocas e Xau
    Otília

    ResponderEliminar
  5. K FIXE....um dia destes tb quero experimentar essa grande aventura.
    Tava dificil a travessia Sandra?E tiveste quem te levasse a bike, imagina se nao....

    ResponderEliminar
  6. reconheço ali aquela foto do Castelo :=)

    ResponderEliminar