segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

II Rota do Azeite em Proença-a-Velha

Era chegado o domingo e tínhamos como destino Proença-a-Velha, saímos de casa pelas 6h30m, ainda era de noite, pela a A23 começava a nascer o dia, a temperatura do carro marcava -4 graus, o sol espreitava ao nascer, ia-se fazendo planos para um belo dia de btt, mas foi tudo um engano pois o dia ia ficar bem cinzento mas sem chuva.
Chegava-mos assim a Proença, e no local da concentração já havia por lá muita malta conhecida, dois dedos de conversa e fomos logo levantar os frontais das bikes, o secretariado foi simples e rápido, o frio esse nem vos conto até o óleo de lubrificar encontrava-se espesso eh… eh, eram 8h45m, estava na hora de começar a juntar o pessoal na partida virtual.

E assim foi, seguimos todos até ao centro de Proença onde ouvimos os detalhes sobre o passeio e dava-se inicio a mais uma Rota do Azeite, para começar tivemos que subir a calçada, dando entrada aos trilhos, sempre na maior cavaqueira a malta não tinha pressa, entre estradões, descidas e subidas, lá fomos nós com um ritmo calmo,

apreciar a bela paisagem, já depois do Km 15 houve um choque em cadeia, ia-mos a subir coladinhos e num bom ritmo até que o primeiro pára, o segundo choca contra ele e eu pimba no outro mas nada de grave até que veio um companheiro, ultrapassou os outros que estavam parados à espera que se resolve-se a situação e cá vai disto pimba em cima de mim, atirou-me para o chão, passou por cima da bike e para ajudar até a roda de trás saiu fora, nem queria acreditar quando me levantei parecia que tinha sido atropelado por um camião, colocada a roda voltei-me a montar em cima da bike e quando vou meter as mudanças elas saiam da cassete, julguei que tinha ficado desafinado o selector, mas o problema foi maior do que eu pensava, o meu desviador XTR, tinha ficado todo empenado, só conseguia andar em pesadas nem queria acreditar no prejuízo, mas à que seguir em frente cara alegre que ainda havia muito para pedalar e curtir.

Chegava-mos assim à zona da barragem com uns singles maravilhosos, durante muito tempo deu para desfrutar de toda aquela zona que é linda, o ritmo sempre descontraído ia dando para trocar conversa com os amigos.
Ao Km 20, era o posto de abastecimento, onde o grelhador era o principal responsável por aquela malta não sair dali, e só saiam porque o frio esse era de cortar e o melhor mesmo era pedalar para aquecer.

Mas a partir do abastecimento é que o percurso ia ficar mais agreste, dava-se inicio às subidas em parede e até davam para aquecer bem, mas como diz o ditado tudo o que sobe desce e ali era bem verdade, as descidas faziam-se por algumas encostas bem inclinadas onde dava para curtir a velocidade com alguma prudência e precaução, fiquei muito admirado com a Sandra pois desta vez decidiu arriscar um pouco mais nas descidas sem ter que pensar muito no que poderia vir acontecer, eh…eh, já com a rota direccionada para Proença lá seguimos nós num sobe e desce constante e já bem junto a Proença como vem sido hábito os famosos singles, ainda deu para tirar umas fotos ao monumento dedicado ao betetista que por ali passava eh…eh.

Já dentro de Proença a chegada era no recinto onde se iria realizar o almoço, depois foi só seguir destino para junto do carro, arrumar tudo e apanhar a carrinha que nos levaria à zona dos banhos, depois de um banhinho quentinho, nada melhor que ir à procura do almoço mas que almoço bem servido e muito bem confeccionado, ficámos junto ao nosso amigo Tiago onde estivemos a por a conversa em dia.

Para o ano lá estaremos novamente, ainda em Fevereiro, vamos ter outro desafio pela frente são 30Km`s de Trail na serra do Sicó, para isso temos de treinar.

Bons treinos e divirtam-se.