quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Trilhos da Leziria




Estando eu de férias e a recuperar ainda da prova de atletismo e da lesão, comecei a brincar com o Google e surgiu-me a ideia de criar um percurso pelas lezírias, assim aconteceu, depois de o desenhar passei o track para o GPS e hoje a Sandra entrou de férias e aproveitámos para ir testar a minha criatividade como desenhador e testar a minha lesão na bike, mas correu tudo bem.

E assim começou a nossa viagem pelas 11h, seguimos logo em direcção à Cardiga, aproveitámos para tirar umas fotos, seguindo até à bela localidade de S. Caetano, sempre por terreno de lezíria ai parámos e achámos engraçado ás construções das formigas.

Continuando pelos trilhos e muitos deles algo danificados devido à passagem dos tractores, o piso tornava-se algo irregular e ia-mos aos saltinhos, servia de massagem LOL…, a lama começava-se a fazer sentir e foi uma constante ao longo do percurso,


porque estas ultimas chuvadas ainda estavam bem marcadas no terreno, indo nós com cautela para não cair, fomos sair nos diques junto à Golegã, continuando sempre por caminhos de cultivo lá seguimos nós até junto do Rio Tejo, parando para tirar umas fotos.


Tínhamos que andar pois até agora o track não tinha falhado muito, mas a qualquer altura poderia deixar de haver caminhos e foi o que aconteceu a certa altura o tractor lavrou a estrada e tivemos que optar por seguir pelo lavrado pois não havia outra opção, sempre a desfrutar da paisagem, achávamos estranho de não termos quase subidas nenhumas LOL…LOL…, chegávamos à povoação de Reguengo do Alviela.

Estava na hora de voltar para trás e seguíamos o track até que apareceu a primeira dificuldade, tínhamos que atravessar a linha do comboio para o outro lado mas estava tudo vedado fomos andando até aparecer uma passagem a qual fizemos questão de ir por lá só que tínhamos que subir pelo carreiro indo parar a uma horta a qual seguimos sempre na expectativa de alguém ralhar com a gente, mas não aconteceu e voltámos de novo a seguir o track e passado 1km tivemos que parar, tínhamos o gado bravo mesmo na estrada por onde havíamos de passar.




Voltámos para trás e seguimos por outro trilho sempre de modo a não nos afastarmos muito do track pois a zona para nós é completamente desconhecida, e assim aconteceu, subimos e descemos, íamos curtindo o passeio, voltando de novo ao track, ficámos mais descansados e foi sempre a bombar, os trilhos ajudavam tanto como a paisagem e fomos sair na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, que por estranho que pareça até tinha bastante água.

Foi um belo dia de BTT, ficou uma sensação agradável de percorrer as lezírias, e quando à Invernos rigorosos ficam todos os terrenos cobertos de água.

Assim fizemos 57,9km num tempo total de 4h37m, e um acumulado de LOL…LOL…, 262 mt,com direito a muitas teias de aranha que até chateavam, areia, charcos de água, cavalos e as bikes bem sujas de lama como manda a tradição.

2 comentários:

  1. Bem, segundo vejo, parece que lama não faltou por esses lados!
    As melhoras para esse joelho.

    Bjs.
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa,foi um percurso espectacular com a lama sempre a fazer companhia, mais um pouco faziamos tratamento de pele LOL...
    Em relação ao joelho está quase prontinho para outro empeno.

    Bjs.
    Jorge

    ResponderEliminar