domingo, 25 de outubro de 2009

V Maratona Festibike em 24/10/09


Lá seguimos nós bem cedinho em direcção a Santarém, era o grande dia da Maratona do Festival Bike, tínhamo-nos proposto fazer a meia maratona, como dava direito a entrar na exposição aproveitámos o dia para nos divertir.
Quando chegámos a Santarém, já o parque de estacionamento estava praticamente cheio é claro que estavam inscritos cerca de 2000 pessoas, preparámos as coisas com calma e fomos em direcção à zona da bilheteira onde encontrámos o pessoal da bela vila de Avis que há muitos anos não nos víamos, só mesmo as bikes para ver velhos amigos.
Deslocámo-nos para a zona da partida mas antes passámos pelo controle zero e quando chegámos já havia centenas de betetistas prontos para arrancar, mas o pessoal estava ali mais numa de desfrutar o passeio do que para competir pois os que iam competir encontravam-se já todos junto à linha de partida.



Antes de se dar o tiro de partida ainda tivemos o prazer de ver das alturas um grupo de Pára-quedistas a saltar em queda livre, deu para matar as saudades do tempo de tropa.


A Sandra encontrava-se um pouco nervosa, era a sua estreia numa maratona onde havia muita gente e muita confusão e assim foi, os primeiros escaparam do engarrafamento e nós primeiro que começássemos a pedalar já tinham passados 4 minutos desde o início.
Os primeiros quilómetros foram em alcatrão até entrar nos trilhos, passando pelo centro da cidade havia muita gente a ver e a dar força e bem que ela era precisa, ao chegar aos trilhos ai sim, foi a confusão total, o terreno bem pesado e como tinha chovido nessa semana estava enlameado, à primeira dificuldade alguns paravam logo e desmontavam-se, originavam logo filas e tudo a pé.



Conseguimos escapar a alguns percalços de filas e seguimos a bom ritmo, as descidas eram algo técnicas devido ás valas que havia e como o terreno era escorregadio ficava mais perigoso, mas nós seguíamos numa de desfrutar a manhã, com um circuito bastante agressivo devido ao terreno as subidas eram longas e bem inclinadas, havia muita gente a andar, tínhamos que ir sempre a pedir licença para nos deixar passar, a Sandra aproveitava a boleia de eu ir à frente a abrir caminho, mas havia muitos homens que ficavam algo irritados de ver uma mulher em cima da bike a subir, enfim.




Perto do abastecimento, vi uma queda algo aparatosa, entrámos numa subida em que tínhamos que encostar bem o peito ao guiador se não a bike empinava e foi o que aconteceu um betetista ao subir a roda da frente levanta e cai desamparado para trás batendo de costas no chão, o pessoal que ia a pé socorreu logo e felizmente estava bem.
Deixando o abastecimento e um belo abastecimento, entrámos num soooobe e deeesce constante tipo parte pernas, quando entrámos no km 35 começa-se a ver muito pessoal aflito dos músculos uns deitados outros tinham que ser ajudados, nunca tinha visto uma prova assim.




Indo por ali fora fomos vendo os quilómetros a passar o circuito estava bem marcado iam-nos dando sempre os quilómetros onde estávamos e quando faltavam apenas 10km colocaram os km a decrescer até à zona da meta.
Chegámos ao fim com 47km num tempo total de 3h17m e tempo de deslocação de 2h59m com 896 de acumulado.

Há tarde, viemos buscar o pequeno e seguimos para a exposição.



Aquilo é um mundo, aquelas máquinas todas expostas e chegamos ao fim todos baralhados, não chegamos a conclusão nenhuma sobre aquilo que vimos, todos temos os nossos sonhos mas por vezes ficam difíceis de alcançar sendo o preço algo elevado. Foi um dia dedicado ao BTT, que está no nosso coração, mas vai ter que abrandar uns tempos, visto que está a chegar mais uma meia maratona e temos que começar a treinar, portanto agora vamos trocar os pneus pelas sapatilhas temos que dar corda ao chinelo pois são sempre 21,km e 150mt a correr.

Vemo-nos em breve nos trilhos ou então algures no alcatrão a correr.

1 comentário:

  1. Boas

    Suspeitava que a prova fosse assim pro durinho....

    Agora.... Irem à Festibikes e sairem sem ideias??!!

    Euj pessoalmente vim com umas 6, e sem me meter a olhar para as máquinas de estrada!

    ResponderEliminar