segunda-feira, 21 de setembro de 2009

II Maratona da Gardunha

Eram 6h.00 do dia 20 de Setembro, quando saímos em direcção ao Fundão, as expectativas eram muitas, no ano passado já tínhamos marcado presença e tínhamos levado um bom empeno e tinha chovido torrencialmente, mas este ano prometia um belo dia de sol.
Chegados ao Fundão, seguimos logo em direcção ao secretariado, que foi muito rápido na entrega dos frontais, logo de seguida encontrámos a Teresa que à muito não víamos, pois desde que se mudou para Abrantes deixámos de pedalar juntos, conversa para aqui e para ali ficámos a conhecer um colega da Teresa de Castelo Branco, e fomos todos comer qualquer coisa pois esta organização tinha um pequeno-almoço à nossa disposição, e aproveitámos para ver os dois Stands de bikes, um da KTM e o outro da SCOTT.

Passado um bocado apareceu o Manel e a Beta o Tiago e o Bruno pois tinham acabado de chegar vindos de Oledo, como sempre bem dispostos, estivemos mais uma vez à conversa e passado pouco tempo, estava na hora de ir preparar as máquinas, chegava-se a hora e já o speaker chamava os atletas para ir para a manga, queriam começar a horas, visto que era ali a partida fictícia pois a partida real seria no patrocinador da prova o Motobrioso.

Era assim dada a partida e o ritmo inicial foi estonteante, tentava controlar um ritmo que não fosse muito forte para que a Sandra, não ficasse desgastada e assim aparecia a primeira subida e a divisão dos dois circuitos e lá seguimos para o maior, quando chegámos ao topo apareciam as primeiras descidas uiiii, que descidas espectaculares, eu fui por ali abaixo, a Sandra ainda recordava a ultima queda não queria arriscar e lá ia descendo nas calmas sem ganhar muita velocidade mas ia descendo até que apareceram os nossos amigos das Termas de Monfortinho, e lá seguimos todos na cavaqueira, a curtir os trilhos e com aquela conversa toda nem nos apercebíamos do ritmo que levávamos e entrámos num parte pernas que ia dar cabo de muita gente que não estava habituada.

Chegávamos ao abastecimento dentro da povoação, gente animada, comemos, bebemos e pusemos a conversa em dia com as gentes da terra e lá seguimos para um bom empeno, ainda estou para saber onde começava a subida da serra pois aquilo era com cada parede, devagar devagarinho fomos subindo nas calmas, indo na conversa, com este, com aquele, até encontrámos um companheiro aflito das pernas com cãibras, parei e dei-lhe uma bisnaga de magnésio e passado um bocado estava recuperado mas não podia forçar muito.

Quando chegámos às subidas maiores antes de chegar ao alcatrão, decidimos desmontar, pois o corpinho já pedia um pouco de descanso, mas como não estava sossegado ainda aproveitei para dar uma corridinha com a bike por ali acima, pois as corridas de montanha estão para chegar e as distancias também são longas e com bons empenos.

Chegávamos ao alcatrão bem pertinho das eólicas a paisagem era soberba, não há palavras, estava lá um posto de controlo que conheceram logo a Sandra, dali até ao outro abastecimento foi sempre a descer, espectáculo.
A chegada à povoação onde estava o abastecimento foi espectacular pois descia-se pela calçada o que vale é que não estava de chuva com a inclinação que tinha aquilo era um perigo LOL… LOL… LOL, mais uma vez à que conversar um pouco e lá apareceram os nossos amigos das Termas, pois tinham ficado para trás.
Quando ia-mos para seguir, fomos avisados das descidas que íamos apanhar e para termos muito cuidado e assim deu-se inicio ás descidas bemmm, foi descer e descer, que loucura as curvas é que eram apertadas, foi de chegar ao fim e sentir as pulsações bem mais rápidas, a primeira vez que me cheirou a travões, já ao fundo das descidas esperei pela Sandra, começou a passar pessoal e perguntei por ela e dizem-me que vem a descer mas nas calmas que vinha bem, fiquei surpreendido estava a começar a passar o medo e arriscar um pouco mais, a partir dali foi sempre a andar bem já faltava poucos km`s para chegar ao Fundão e a fome já apertava então à que andar, o circuito era rápido e divertido, chegados ao Fundão fomos bem recebidos, com simpatia daquela gente, arrumámos as bikes e fomos tomar uma banhoca de água quente, para depois irmos almoçar onde encontrámos ainda na meta e acabadinhos de chegar dois casais o Manel e a Beta e o Miguel e a Tânia, seguimos para a zona do almoço estava à entrada o pessoal das Termas e acabámos por almoçar juntos, já no final apareceu a Teresa onde estivemos à conversa, tomámos um cafezinho depois de colocar a conversa em dia e à que rumar a casa.
Despedimo-nos dos amigos e seguimos viagem, na consciência de que fomos bem recebidos e estivemos num evento fantástico, quanto a Km e acumulado o GPS lembrou-se de deixar de funcionar, pois ficou parado numa rotunda LOL.