terça-feira, 28 de abril de 2009

II Raid Btt Charcos e Azenhas - Arripiado

Eram 7h.45, quando carregámos as bikes e fomos ter com os nossos amigos ao Cardal, para tomar um cafezinho, lá estava o João e outro companheiro do pedal que não me lembro do nome ah ah. Arrancámos para o Arripiado pelas 8h.00 e quando chegámos encontrámos logo o Ricardo, nosso amigo e o responsável pelo Raid.
A primeira coisa que fizemos eu e a Sandra foi ir levantar os dorsais, pois tínhamos que nos despachar, já não faltava muito para o início do Raid, dorsais na mão e toca de preparar as máquinas e lubrificar, pois já conhecedor do terreno sabia que ia apanhar alguns ribeiros e muita pedra e terreno com alguma areia.
Começou então o pessoal a reunir-se junto à partida pois estava mais que na hora de arrancar e estivemos a ouvir as indicações sobre as marcações do percurso, eram 9h.20 quando se deu a partida, começámos logo bem, dar a volta à povoação e a subir.
Ao passar a estrada nacional entrámos no primeiro single track, que para ajudar era a subir, logo ai já o pessoal ia a pé. Como não conseguíamos progredir tivemos que ser solidários com o resto da malta e toca a desmontar até terminar o single.
Depois foi sempre a andar num sobe e desce constante com muita pedra à mistura, e as paisagens iam aparecendo à medida que subíamos aos pontos mais altos e ai dava para tirar umas fotos.
Chegados ao primeiro abastecimento íamos com cerca de 15 km e 1h e 15m, nunca tinha levado tanto tempo para fazer 15 km e a culpa era da máquina fotográfica, pois com íamos nas calmas tínhamos tempo para tudo até para ver os lagartos a correr pelos trilhos, ah ah ah, em relação ao abastecimento estava muito bom, comemos e bebemos e voltámos aos trilhos com um grupo de malta que também andava a curtir os trilhos e tirar umas fotos.
Quando chegados ao km 25 fui ver a altimetria e estava já com 605 de acumulado, bem tinha o João razão, já notávamos algum peso nas pernas, pois tínhamos que acelerar mais um bocado o andamento, fazia-se tarde e não podíamos andar naquele passo se não, ficava-mos sem almoço.
O melhor ainda estava para vir pois os singles tracks, começaram a aparecer e bem técnicos, a maioria do pessoal com que vínhamos faziam-nos a pé e nós por solidariedade também, eu não tinha travão a trás e a Sandra ainda tem pouca técnica, íamos na conversa a apreciar a o que de melhor nos dá a natureza, mas o single junto a um ribeiro estava demais. Logo estávamos junto ao segundo abastecimento, e dai até à bela povoação do Arripiado foi sempre dar gás, e com a passagem pela encosta com vista para o Castelo de Almorol, mas o single a descer a encosta pelo meio da horta estava divinal, dai até à meta foi um saltinho, chegados à meta tivemos a bela noticia que a Sandra tinha feito o honroso segundo lugar.

2 comentários:

  1. Parabens....grande mulher!!!
    Pelas fotos dá para imaginar a dificuldade dos trilhos.
    Bjs Beta

    ResponderEliminar
  2. Obrigado,

    Tens razão as dificuldades dos trilhos fizeram-se sentir sobretudo a nivel tecnico.
    Bjs
    Sandra

    ResponderEliminar