domingo, 17 de outubro de 2010

Ultima Prova do Norte Alentejano em BTT

3ª Prova do Norte Alentejano em Belver

Era chegada a ultima prova do Norte Alentejano e o pequeno mais uma vez estava pronto para ir tentar chegar mais à frente na classificação.
Eu nunca tinha entrado neste tipo de provas, reservei-me um bocado em relação ao campeonato, mas como tinha que ir com o André à prova decidi inscrever-me, pelo menos ia ver como era.

Chegado o grande dia, partimos para a bela povoação de Belver, onde se ia desenrolar a ultima prova com uma extensão de 5,5km, onde o percurso era algo técnico pelo menos para mim, eheheh, chegados a Belver, fomos levantar os frontais, o secretariado foi rápido, também chegámos cedo e fomos preparar as bikes, fazia um frio de rachar e decidimos os dois ir fazer uma pequena vistoria ao percurso, já tínhamos ouvido falar da descida do Castelo e fomos lá comprovar tal situação.
Dentro da Vila entravámos por um single que ia dar á famosa descida bem inclinada e para quem não está habituado àquele tipo de terreno assusta um bocado, fomos analisando o percurso, trajectórias e uma forma de passar pelas pedras sem cair, novamente mais umas descidas bem inclinadas mas nada que o rabinho fora do selim não resolva, chegávamos de novo à zona de concentração, eu e o pequeno estivemos a limar umas arestas de como progredir no terreno e por onde passar e estava na hora da chamada da classe promoção, ele não ia desta pois ia juntar-se aos federados da classe de Juvenis e eu ia na classe de Veteranos B.

Feita a chamada estava na hora de partir, logo de inicio uma subida longa e ai o pelotão fica logo separado, quem tem pernas para subir foge mais rápido e depois é só tentar manter o ritmo, no meu caso saí em último da chamada e tive que sofrer bastante para colocar-me mais à frente, neste tipo de provas, temos que ir sempre a bombar, o ritmo cardíaco ia nos pícaros, a adrenalina aumentava quando encontrava as descidas em singles e bem inclinadas, na primeira volta consegui ganhar alguma distância em relação aos que vinham atrás de mim, a dado momento baixei a guarda para ver se conseguia controlar o ritmo cardíaco e ao fim de uns segundos fui logo ultrapassado, dei por mim a pensar que não podia baixar o ritmo, de novo tinha que acelerar para ganhar as posições e foi o que aconteceu o ritmo era alucinante nunca imaginei, de novo nos singles a adrenalina aumentava e até as pernas tremiam quando acabavam de descer, a Sandra e o André, davam-me força e animo para continuar até ao fim e chegado à meta dei por mim a fazer o nono lugar do meu escalão e bastante cansado.
O André estava confiante numa boa prestação, logo à partida foi abalroado por outro atleta, mas lá se aguentou e na subida tentou recuperar algumas posições e foi o que aconteceu, durante o percurso tentou ir o mais rápido possível, entrando nas partes mais técnicas por vezes entrava rápido demais e depois a bike não segurava e era o ai Jesus por ali abaixo, mas nada que não tivesse controlado, chegava ao fim num 5º lugar da promoção, obtendo o 3º lugar na geral pelo conjunto das 3 provas do campeonato.