quarta-feira, 10 de junho de 2009

À conquista do Convento de Cristo


Ia-mos entrar de férias na segunda-feira, e andávamos à muito a pensar em dar uma volta fora do normal, principalmente numa volta a sair cedo de casa e chegar sem hora marcada.
E foi assim no domingo à noite coloquei 5 tracks no GPS, mas antes estive a ver no programa o nível de aproximação entre eles. Um dos objectivos era passar pelos Moinhos da Pena e ir em direcção ao Convento de Cristo, pois seria a nossa conquista e o nosso desafio.
Segunda-feira, 8 de Junho, eram 9h10, estávamos nós arrancar para o nosso desafio, assim começou uma das etapas que era chegar primeiro aos Moinhos da Pena, fomos em direcção à Barragem do Bonito e a partir dai entrámos logo nos trilhos, pelo caminho encontrámos uns leitõezinhos bem simpáticos e tiveram direito a uma foto de praxe ah ah, continuando fomos dar à primeira subida do dia, que subida mas lá fizemos na descontra, dando depois a uns belos singles mas sempre a subir indo parar à cota mais alta, continuando na nossa aventura começou no GPS a aparecer o outro track, só tínhamos que encontrar um caminho que desse em encontro com o outro track e assim aconteceu a dado momento estávamos já noutro track e a desfrutar da bela paisagem que nos era proporcionada pela natureza, desta vez já entrávamos mais na zona da serra, havia mais pedra e as descidas eram mais técnicas, continuando e passados 30 km estávamos nos moinhos da pena ai aproveitámos para comer qualquer coisa, depois do abastecimento lá continuámos nós e desta vez apanhámos logo o outro track, aquele que nos levaria à conquista do Convento pois sabíamos que ainda faltava muito e ainda não conhecíamos aquela zona por onde íamos circular, e partimos no desconhecido num sobe e desce entre areia, pedra e lama e longas subidas aproximávamo-nos de Tomar e até lá foi bem sofrido, pois o calor começou a querer fazer mossa e passados 18km estávamos em Tomar num single espectacular que ia dar ao alcatrão, a partir dai foi sempre a subir por alcatrão até ao Convento, e conseguíamos o nosso objectivo a nossa conquista ao fim de 50km, entrámos em cima das bikes, por ai a dentro, ficando os visitantes um bocado surpreendidos, ainda deu para tirar umas fotos do nosso objectivo.

Convento de Cristo pertenceu à ordem dos Templários, fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais.

No GPS apareceu logo outro track, esse levaríamos agora ao nosso novo objectivo, seria aumentar a volta, pois ainda não estávamos satisfeitos e o próximo objectivo iria ser o Aqueduto dos Pegões, sendo construído com a finalidade de abastecer o Convento de Cristo e tem cerca de 6km de extensão iniciou-se a construção em 1593 e foi concluída em 1614.

Do convento até lá foi um bocado, mas chegámos, sempre com uma paisagem fantástica, parámos para tirar umas fotos, pois é lindo principalmente nesta altura do ano, chegados com 56km, sabíamos que dali até casa faltavam mais 30, a água começava a ficar curta, tínhamos que continuar, começava a ficar tarde e parados não chegávamos ao destino.
Seguíamos a bom ritmo por estradões, singles e novamente umas belas paredes e ai já o cansaço começa a sentir-se até que chegámos a uma pequena povoação e pedimos água a uma senhora bem simpática, que fez um montam de perguntas, pois para ela ver uma mulher de bike e num sitio daqueles fazia um bocado de confusão ah ah, e lá fomos servidos de água por uma mangueira que deu bem para matar a sede e encher, os bidões e continuámos, a Sandra estava prestes a bater a sua longa distância, o máximo que tinha conseguido seria os 69km, e quando chegámos ao Entroncamento estávamos com 86km, perto de 1300 de acumulado em 6h40m.

3 comentários:

  1. Boas tardes amigos com quem tão estamos perante um elustre prof de história rsrsrs.
    já vi que foi mais um excelente dia de btt.
    Domingo vão a algum lado, ou estão na beach.
    se for coloquem aqui, eu em principio irei á barquinha(moita).
    Um abraço
    chamusco

    ResponderEliminar
  2. olá chamusco

    o jorge esta nas 24horas de monsanto perdeu a cabeça e este ano foi a solo.
    quanto a mim vou estar a acompanhar o filhote no campeonato distrital atletismo ai em abrantes.
    desejo um optimo passeio para domingo, pelo que li no forum os trilhos são muito bons mas com alguma pedra, já faz parte da nossa zona.
    boas pedaladas,

    sandra santos

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ver o Jorge quase a terminar a sua última volta de hoje nas 24 horas de Lx. Espero que tenha corrido tudo bem.

    Vocês andam a treinar bem para o Vouga. Vêmo-nos por lá.

    ResponderEliminar